Bem-vindos!

Sejam todos bem-vindos ao meu blog! Esse blog tem por objetivo compartilhar idéias com pessoas que se interessam por artesanato em geral!

Seguidores

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PORTA FERRO


















Imagens cedidas por Sandra Fonseca do Blog -
 Valen patch.blogspot.com.br


 
A história do  Ferro de Passar Roupa

No momento em que o ser humano começou a substituir suas rústicas vestimentas de couro por roupas de algodão, surgiu a necessidade de obter mais conforto e dar uma melhor aparência a esses tecidos.

Tecidos plissados encontrados em túmulos, permitem afirmar que os egípcios conheciam instrumentos de passar quase dois mil anos antes de Cristo. Usavam gomas e passação a frio. Há registros que indicam também o uso de pesadas pranchas de bronze aquecidas.

Peças encontradas em escavações provam que alguns povos, dentre eles os escandinavos, praticavam o alisamento a frio desde os primórdios, com ossos, pedras e madeiras, hoje denominados brunidores.

Estampas e pinturas no Museu de Boston EUA, mostram que na China, entre 220 a.C. e 200 d.C., a dinastia Hang já usava o ferro de passar aquecido a brasas, um tipo caçarola com cabo de madeira, denominadas cassoletes. Os Romanos também usavam pranchas aquecidas, mas esta “sofisticação” caiu em desuso com a queda do Império.

Os Vikings, no período entre 800 e 1200, teriam sido os primeiros a utilizar alisadores de vidro. Nesse período usam-se também as calandras.

No séc. XII, os franceses já usavam roupas plissadas e especula-se que eram pregueadas a frio. Especula-se também que os holandeses teriam usado a passação a quente já no séc. XIII. Mas é no séc. XIV que a Europa efetivamente inicia a produção de ferros de passar forjados por ferreiros. E finalmente no séc. XV, com o domínio da fundição, a produção de ferros de passar fundidos ganhou grande impulso.

No séc. XVI os Italianos de Florença lançam a moda dos colarinhos, peitilhos e punhos de pregas. Surgem então o ferro de preguear e as tesouras de picotar. E com a chegada efetiva do algodão na Europa no séc. XIX, abre-se a era do “ferro-placa”, que inunda o mercado com maciços de todos os tamanhos, decorados, aquecidos individualmente ou em grupo através de estufas.

No Brasil, os ferros de passar só aparecem no séc. XIX e eram utensílios tanto raros como valiosos.

Embora conheça-se esta cronologia, é difícil classificá-la com precisão, pois enquanto determinado modelo ganhava destaque num continente, em outro tornava-se obsoleto. Efetivamente, em pleno séc. XXI, enquanto alisadores elétricos a vapor são comprados via internet, na Índia, África e América do Sul ainda são fabricados modelos aquecidos a carvão.
 




8 comentários:

  1. Oi vim fazer uma visitinha e te convidar para o pic nic vitrual no blog da BU(http://blogueirasunidasdivulgacaointeracao.blogspot.com.br/) estamos aguardando por vc,já estou te seguindo,venha me visita,bjs tania Mara
    www.fuxikitosecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor, tudo bem?
    Que lindo seu blog! Achei voce atraves do blogueiras unidas e gostei muito de tudo que vi por aqui, seus trabalhos são lindos, parabens!
    Estou te seguindo agora para não perdermos o contato, passa la no meu cantinho para conhece-lo, ficarei muito feliz com a sua visita!
    http://giarteedesign.blogspot.com.br/
    Tenha uma ótima semana!
    Abraços da Gi
    B.U. 2506

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!
    Tem selinho dedicado a você e seu Blog la no meu cantinho!
    Não deixe de conferir!
    Acesse este link para pega-lo:
    http://giarteedesign.blogspot.com.br/2012/11/selinhos-da-semana.html#.UJXIyMXA_ZE
    Bjinhus da Gi
    http://giarteedesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu cantinho, parabens :)
    Seguindo aqui, depois aparece lá no meu para dá uma visitadinha, vou adorar.

    http://loveyourhope.blogspot.com.br/

    xoxo=*

    ResponderExcluir
  5. Estou participando da 1ª Feira Virtual das Blogueiras Unidas!
    Vim prestigiar teu blog e desejar uma ótima divulgação de teus trabalhos em nossa feira!
    Tenha uma linda e colorida tarde na companhia das amigas!Tania Mara
    www.fuxikitosecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia!
    Vim conhecer seu cantinho! :)
    Adorei e já estou te seguindo, para ficar por dentro das novidades! :)

    Venha me visitar, será sem bem vinda :D

    Beijos, Aline

    ResponderExcluir
  7. OLá !!
    Sou BU 2402 estou visitando alguns blogs BUs que eu ainda não conheco e vim parar no seu, parabens pelos trabalhos, estou te seguindo e gostaria que vc viesse me visitar tambem, ficaria muito feliz com sua presença
    http://crochebyaferreira.blogspot.com beijos

    ResponderExcluir
  8. Alem de lindo super pratico amei parabens

    ResponderExcluir