Bem-vindos!

Sejam todos bem-vindos ao meu blog! Esse blog tem por objetivo compartilhar idéias com pessoas que se interessam por artesanato em geral!

Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2011

INICIANDO PATCHWORK

PATCHWORK


             A arte de transformar a partir de simples retalhos, combinando cores e formas.
             Identificado com o modo de vida simples do campo, combina criatividade com reciclagem econômica. Aprender patchwork, por mais simples que seja a técnica, nos deixa muito emocionados, primeiro por ter aprendido e segundo por sabermos que somos capazes de transformar pedaços de tecidos em arte.

10 DICAS ESSENCIAIS


1- Escolha de tecidos é fundamental.
Cores contrastantes, mistura de lisos e estampados miúdos, desde que tenha texturas semelhantes, procurar utilizar tecidos de algodão.
2 - Molhar todos os tecidos e passar.
Essa prática evita que os tecidos encolham após a confecção de uma peça e checar tecidos que soltem tinta.
3 - O corte dos tecidos deve ser feito sempre em superfície plana, este cuidado evita o enrugamento do tecido. Riscando sempre os moldes pelo avesso do tecido. Cortar seus pedaços com muito cuidado, prestando atenção aos cantos que devem ser bem definidos.
4 - Muita atenção quando trabalhar com tecidos listrados e estampados. Observar bem os desenhos e distribuir bem as cores.
5 – Para costuras perfeitas alinhavar é um ótimo recurso e passar à ferro cada etapa do trabalho.
6 – Quando passar as peças já costuradas para assentar as costuras, faça  sempre pelo lado direito do trabalho para não criar pregas e procure  tombar as margens de costura para baixo do tecido mais escuro, isso evita possíveis sombras no direito do trabalho.
7 – Ao confeccionar trabalhos coloridos, a dica é utilizar somente linha branca para as costuras, o que garante um efeito especial no trabalho.
8 – Começar as costuras sempre do mesmo lado para que não repuxe o trabalho, não esticar as costuras, dar retrocesso no começo e final de cada costura. O pé da máquina é uma ótima referência de costura.
9 – Em trabalho com pedaços, feitos de sobras pequenas de um material, costuradas juntas unindo um pedaço à outro, sem um tecido de base, o trabalho deve ser forrado para esconder as imperfeições da costura rústica.
10 – Todo trabalho de patchwork que foi confeccionado à muito tempo ou feito recentemente sempre causa empolgação e admiração pela pessoa de talento que a produziu. Mas na realidade, qualquer um que tenha feito um trabalho sabe com que simplicidade eles são feitos. Freqüentemente, também você encontrará algum erro deliberado em um patchwork tal como um motivo repetitivo trabalhado na cor errada. Isto refletia a crença de que somente Deus poderia criar perfeição e era, portanto, inapropriado para um mortal pretender tais alturas.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog. Já sou sua seguidora. Também pertenço a Blogueiras Unidas e gostaria que retribuisse no meu blog a sua participação.
    http://confiarte.blogspot.com (este é o meu blog, decorvidro foi removido. Por favor faça a alteração).
    Leve o selo de ConfiArte para o seu blog.

    Com amizade de Portugal
    Luísa Neto

    ResponderExcluir
  2. Olá Cice, adorei suas dicas,estou com pedacinhos de pano e começarei, quer dizer... tentarei fazer algo parecido com patchwork. rs Comprei uma revista que veio com alguns moldes bem facinho e agora lendo sua dica ajudou muito.Parabéns e obrigada pela postagem!Faço parte das "Blogueiras Unidas" E já estou te seguindo. Amei as camisetas com girafas. Paz de Cristo!

    ResponderExcluir